Total de visualizações de página

domingo, 30 de outubro de 2011

Edital do INSS previsto para 23 de dezembro vai oferecer 1.875 oportunidades

JC&E - O edital do novo concurso do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), com 1.875 vagas, está previsto para ser publicado no dia 23 de dezembro. A informação foi concedida no último dia 27 pelo ministro da Previdência Social, Garibaldi Alves Filho, em entrevista ao programa “Bom dia, Ministro”, da EBC Serviços (diretoria da Empresa Brasil de Comunicação, que presta serviços na área de Comunicação Social). A instituição já concluiu o estudo das regiões onde há deficit de profissionais para distribuir as oportunidades. “Vai ter um critério muito rigoroso, por necessidade de cada agência. Vamos tentar aproveitar ao máximo os quadros existentes da Previdência”, disse o ministro ao se referir à lotação dos servidores.

O que ainda não está decidido é se a organizadora do processo seletivo será escolhida por meio de dispensa de licitação. A medida, normalmente adotada por órgãos que precisam abrir seleção pública em caráter de urgência, foi cogitada pelo setor de Recursos Humanos do instituto, mas quem dá o veredito é a presidência da Casa. A assessoria de Imprensa do Ministério da Previdência Social (MPS) admitiu que há uma pressão para que o concurso aconteça. E essa cobrança é tanto externa, por parte das pessoas que irão disputar as ofertas, quanto interna, pois a falta de funcionários tem inviabilizado o Plano de Expansão do INSS.

Do total de postos autorizados pela ministra do Planejamento, Miriam Belchior, 1,5 mil são para técnico do seguro social, cargo de nível médio. Os outros 375 contemplam a função de perito médico previdenciário, voltada a quem concluiu o nível superior em Medicina e possui registro no conselho regional de classe.
O salário pago aos servidores da instituição é um fator que desperta o interesse de milhares de concursandos. Atualmente, quem exerce a carreira de técnico recebe R$ 4.192 por mês. A remuneração dos peritos corresponde a R$ 8,6 mil. De acordo com a assessoria do ministério, os valores já incluem as gratificações.

A portaria assinada pela ministra Miriam Belchior (nº 442) especifica que as vagas serão ocupadas pelos aprovados de forma escalonada. O órgão preencherá os postos de técnico em março (900), julho (500) e novembro (100) do ano que vem. Já os peritos serão convocados nos meses de março (150), julho (100) e outubro (125).

Nenhum comentário:

Postar um comentário