Total de visualizações de página

terça-feira, 20 de setembro de 2011

Semana Cultural












 A Escola Dr. Luiz Cabral de Melo localizada no bairro de Maranguape II, realizou na semana da Emancipação Política da Nossa Cidade o projeto “Vivendo Paulista”, com o objetivo dos educandos vivenciarem experiências expressando seus pensamentos, emoções e, sobretudo um novo olhar sobre a cidade.
     O referido projeto foi elaborado pelos professores: José Beltrão, Lourdes Regina e Jaciara Lopes a partir da iniciativa da gestora professora Patrícia Mesquita, onde nesta semana foi feito um resgate da nossa História e os referidos conteúdos vivenciados em sala de aula pelos professores de todas as matérias.
     Em seguida os alunos apresentaram um rico material adquirido através da leitura e interpretações de texto do livro “Paulista Contribuições para sua História da professora Laurita Maria de Alcântara, também foram confeccionados cartazes, maquetes, textos alusivos aos 76 anos da Cidade do Paulista.
    Mas o ponto alto do projeto foi reservado pela presença dos convidados do professor Beltrão, sendo o primeiro o professor Ricardo Andrade que proferiu uma excelente palestra sobre a nossa história, seguido por um grande debate dentre todos os presentes. O segundo momento foi rico em criatividade com a presença de Amaro Poeta, onde o mesmo realizou uma oficina de cordel que teve como tema “Paulista” e mais uma vez os alunos ficaram maravilhados. Outro momento de grande importância foi vivenciado com a pintora, escritora e contadora de história Bernadete Serpa Lopes, que proporcionou a todos os presentes uma verdadeira aula sobre os costumes da nossa cidade nos seus diferentes aspectos. E finalmente a esperada excursão que teve como ponto de partida a Escola em direção ao Centro de Paulista, onde já no bairro do Nobre teve o início da observação do casario antigo em seguida a fabrica do Centro e da Aurora com as suas chaminés de aproximadamente 80m de altura, o Jardim do Coronel, a casa grande onde a família Lundgren residia, na referida igreja foi visitado os restos mortais do Padre João Ribeiro herói da revolução 1817, em seguida rumamos em direção ao litoral onde visitamos as igrejas Nossa Senhora do Ó e Nossa Senhora da Conceição dos Médicos e o forte de Pau Amarelo, finalizando percorremos o Pontal de Maria Farinha até a foz do Rio Timbó.
     Esperamos com a realização deste projeto, despertar uma maior valorização e um sentimento nativista em todos educandos em nossa escola, através dos atrativos vivenciados e da história que vamos construir de agora por diante.

“Salve Paulista”



Nenhum comentário:

Postar um comentário