Total de visualizações de página

terça-feira, 13 de dezembro de 2011

EUA deveriam se desculpar por 'avião espião' apreendido, diz Irã

Presidente Barack Obama pediu que Irã devolvesse aeronave não tripulada.
América precisa saber de 'risco à paz mundial', diz porta-voz iraniano

Do G1, com Reuters


O presidente Barack Obama deveria pedir desculpas por enviar um avião não-tripulado ao território iraniano em vez de pedir pelo equipamento de volta, disse nesta terça-feira (13) o porta-voz do Ministério do Exterior do Irã.
O país anunciou na semana passada que apreendeu uma "aeronave espiã" no leste de seu território, perto do Afeganistão. Desde então, imagens do equipamento foram divulgadas na mídia, e as autoridades iranianas disseram que estavam estudando o avião e tentando reproduzir sua tecnologia.

Aeronave americana não tripulada é exibida em local não identificado no Irã (Foto: Reuters/Sepah News.ir)
Aeronave americana não tripulada é exibida em local não identificado no Irã (Foto: Reuters/Sepah News.ir)

Na segunda (12), o presidente americano pediu que a aeronave fosse devolvida, apesar de o país já haver dito que isso não seria feito.
"Parece que [o presidente Obama] esqueceu que nosso espaço aéreo foi violado, uma operação de espionagem foi conduzida e a lei internacional foi desrespeitada", disse o porta-voz Ramin Mehmanparast à imprensa.
"Em vez de um pedido oficial de desculpas pela ofensa que eles cometeram, ele está fazendo esse pedido. A América precisa saber que a violação do espaço aéreo iraniano pode pôr em risco a paz mundial e a segurança", completou.
Os americanos alegam que perderam contato com o avião durante um sobrevoo no Afeganistão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário