Hoje, Paulista é considerada a cidade da região metropolitana norte de Pernambuco com maior potencial de crescimento sócio-econômico, turístico e cultural. A antes conhecida como cidade das chaminés agora dá espaço para o setor terciário de serviços, que gera a expectativa de uma expansão das atividades comerciais.
Agora, é preciso estimular este crescimento, com responsabilidade, garantindo qualidade de vida para o povo, discutindo políticas públicas junto às comunidades, garantindo a preservação do meio-ambiente, a revitalização dos rios e a valorização das praias, promovendo o desenvolvimento sustentável.
Atualmente, Paulista vive um momento de início da retomada da reconstrução e do crescimento. As obras de triplicação da rodovia PE-15 e da duplicação da PE-22 mudaram de forma drástica a face da cidade, causando forte impacto no trânsito e no transporte, na mobilidade e acessibilidade do público em geral.
A inauguração do Hospital Miguel Arraes e das UPAs, realizada pelo governo do estado, também é um marco na atenção à saúde da população.
Por meio do Plano de Aceleramento do Crescimento, o PAC, Paulista vem sendo contemplada com recursos para obras de drenagem dos canais, revitalização dos rios, obras de urbanização, de infra-estrutura urbana como terraplenagem, pavimentação, abastecimento d´água  e esgotamento sanitário.
Dentro do PAC, está prevista ainda a construção de 163 casas e de equipamentos comunitários como escola, campo de futebol, creche, centro de atividades e praças, com verbas da união e do governo estadual.
Os investimentos do PAC também preveem a implantação de um projeto sócio-ambiental com ações de recuperação e preservação ambiental, e um projeto batizado de águas do paulista para a recuperação de cerca de dez quilômetros dos principais rios, Paratibe e Limoeiro e de canais.
As obras incluem a recuperação e o replantio de vegetação nativa da área e o desassoreamento dos leitos dos rios, retirando todo o material do fundo e das margens, que impedem o curso natural das águas.
Muito ainda precisa ser feito e nosso trabalho continua com a certeza de que paulista pode contar com pessoas de fibra, realmente compromissadas com seu passado, com seu presente e especialmente com o seu futuro, como essas pessoas a quem hoje estamos prestando essa justa homenagem.
 Porque uma cidade não se faz de tijolos, ruas, avenidas. Uma cidade de se faz de pessoas! Pessoas que constroem ideais, defendem os direitos da comunidade, se doam pelo bem comum, arregaçam as mangas para lutar por uma sociedade mais justa, igualitária, mais feliz.
Uma cidade se faz de cultura, cidadania, educação, fé, coragem e muito mais. Por isso, nesta data em que comemoramos os 76 anos de emancipação política da cidade do Paulista, estamos aqui reunidos para prestar uma justa homenagem às pessoas e às entidades que fizeram e fazem este município:
É muito gratificante para todos nós que amamos paulista sabermos que estas pessoas e muitas outras continuam compromissadas com a cidade. A elas e a todos os moradores do município, nosso agradecimento, nossa homenagem e o nosso pedido para que continuemos juntos em prol da cidade do Paulista. Parabéns a todos vocês!”
Arquivado em Mandato Deputado Estadual PT/PE